Olá Futebolistas e Futeboleir★s!
Mais uma temporada chega ao fim! Aconteceram muitos fatos que marcara esse ano recheado de fatos futebolísticos. Vamos agora recordar alguns deles:
22# Decadência do Grêmio Barueri
Já a algum tempo, empresas de grande porte passaram a investir pesado no esporte em busca de retorno financeiro. Foi o caso do Grêmio Barueri, time fundado em 1989. Em 2001, disputou a extinta Série B3 do Paulista, em 2002, veio seu primeiro acesso, para a B2. E assim, subiu, degrau a degrau, até chegar à primeira divisão do futebol paulista e do Campeonato Brasileiro da Série A. Mas o desligamento de Barueri em 2010, fez surgir o Grêmio Prudente Futebol Clube Ltda. Foi então que a equipe começou a provar o sabor amargo da decadência ao ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2016, o Grêmio Barueri perdeu todos os jogos do Campeonato Paulista da Série A3 e foi rebaixado para o Campeonato Paulista de Futebol de 2017 (Série B), tendo sofrido a pior derrota da história, perdendo para o Nacional por 10-0.
21# Primeira Liga
O ano turbulento de 2015 nos bastidores do futebol mundial foi igualmente confuso no Brasil. Além das prisões e dos indiciamentos de seus dirigentes, a CBF teve de lidar com outro problema: a criação de uma liga independente de clubes.
20# Luziânia-GO é campeão brasiliense
Fundado em 1926, o Associação Atlética Luziânia, desde 1963 se filiou à Federação Brasiliense de Futebol. Neste ano se sagrou campeão pela segunda vez batendo o Gama na semifinal e o Ceilândia na final.
19# Torcidas se unem no Pacaembu
Torcidas organizadas de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, além de torcedores do Santo André e do XV de Piracicaba, se encontraram na praça em frente ao estádio para homenagear as vítimas da tragédia área em Medellín.
18# Clubes precisarão manter equipes femininas para jogar Libertadores
Os times que disputarem a Copa Sul-Americana ou a Libertadores serão obrigados a ter uma equipe de futebol feminino. A Conmebol deu um prazo para se adaptarem, a medida passa a valer a partir de 2019.
17# Revanche Tricolor
Em um Morumbi lotado, o armador Cueva fez um gol, deu três assistências e regeu o jovem time tricolor na goleada por 4 a 0 no Corinthians. Um gostinho de revanche dos 6 a 1 que levou do adversário no segundo turno do Campeonato Brasileiro passado.
16# Conmebol muda formato da Libertadores
Conmebol muda as regras da Libertadores no meio da temporada. Agora o torneio será jogado de fevereiro até novembro, passando de 38 para 44 times. O inchaço banalizou o Brasileirão, que abriu de G4 para G6. Fez também com que os times mexicanos, presentes desde 1998, desistissem da competição.
15# A falência da Portuguesa de Desportos
Em 2013, a Portuguesa havia conseguido se safar da Série B ao ficar na 12ª posição com 48 pontos. No entanto, na última rodada do Brasileirão daquela temporada, escalou Hevérton que estava suspenso e ao término da competição a Lusa foi julgada e a pena acarretou na perda de quatro pontos em julgamento no STJD e consequentemente a volta do Fluminense que havia caído no lugar do clube paulista. A partir daí, a Portuguesa perdeu jogadores e não conseguiu repor a altura. Desde então, teve 15 técnicos, muitos processos trabalhistas, ameaçada de perder seu estádio e queda para a Série D.
14# Atlético-GO campeão da Série B
Desbancando o favorito Vasco da Gama, a equipe goianiense conquistou seu título mais importante e inédito. Foram 22 vitórias, 10 empates e 6 derrotas. 60 gols a favor e 35 contra.
13# Independiente del Valle finalista da Libertadores
A equipe equatoriana desbancou os times argentinos, Boca Juniors e River Plate, entrando para a história da competição.
12# Terrorismo x Futebol
Em maio, atentado terrorista no Iraque mata 12 membros de torcida do Real Madrid. Na Euro, quatro mortes foram confirmadas no ataque terrorista ao jogo entre Alemanha e França – e três vítimas são homens-bomba. No entanto, a catástrofe no atentado ao Stade de France poderia ter sido muito maior. Após as informações iniciais de que os terroristas tentaram entrar no estádio, um segurança que trabalhava no local trouxe novos detalhes sobre o episódio.Recentemente dois ataques nas proximidades do estádio de futebol do Besiktas, em Istambul, na Turquia, mataram 38 pessoas e deixaram mais de 160 feridos.
11# Público presente no futebol feminino da Rio 2016
Somando os públicos do Engenhão (em dois jogos), Arena Amazônia, Mineirão, Maracanã e Arena Corinthians, mais de 270 mil pessoas foram ver as mulheres brasileiras no futebol - com destaque para a semifinal contra a Suécia no Maracanã, que teve quase 70 mil presentes. Passada as Olimpíadas o futebol feminino voltou as suas dificuldades rotineiras, mas a Rio 2016 serviu como esperança para as praticantes desse esporte.
10# Islândia é a sensação da Eurocopa
A seleção islandesa disputou pela primeira vez a Eurocopa, passou com propriedade da fase de grupos e chegou até a fase de quartas de final eliminando a favorita Inglaterra. Está bom? Ainda foram recepcionados como heróis por milhares de islandeses nas ruas de Reykjavik. Foram eliminados nas quartas de final, derrota para a anfitriã França por 5 a 2.
9# Tite na Seleção Brasileira
Seis jogos, seis vitórias. O ambiente da Seleção passou da depressão pela sequência de insucessos desde a Copa do Mundo à euforia pelo que parece ser o início da retomada dos bons tempos. Quando Dunga saiu, a seleção brasileira estava na sexta posição. Agora com Tite, lidera as Eliminatórias Sul-americanas.
#8 Lanús Campeão, Argentino Juniors rebaixado
Lanús campeão da Primeira Divisão do Argentino! O título veio com uma goleada sobre o San Lorenzo, por 4 a 0, em decisão disputada em jogo único no Monumental de Núñez. As duas equipes se enfrentaram depois de terminarem em primeiro os seus dois grupos após 16 rodadas. Este é o segundo título argentino do Lanús, que tem em sua galeria o Apertura de 2007, além da extinta Copa Conmebol de 1996 e a Copa Sul-Americana de 2013.
Por outro lado, o Argentinos Juniors foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Argentino pela quinta vez em 111 anos de história.
7# Leicester campeão da Premier League
No início, era considerado candidato ao rebaixamento, o Leicester City terminou a competição em primeiro lugar. O clube de 132 anos conquistou seu primeiro título da primeira divisão, se tornando a equipe campeã que mais subiu posições na tabela com relação à temporada anterior, já que, no ano passado, havia terminado a competição no 14º lugar e após 10 anos nas divisões inferiores.
6# Palmeiras campeão brasileiro depois de 22 anos
O Palmeiras sagrou-se campeão brasileiro de futebol, 22 anos depois da última conquista, ao vencer em casa o Chapecoense, por 1-0, em jogo da 37.ª e penúltima jornada.
5# Internacional rebaixado para a Série B
O Inter encerrou o Brasileirão com apenas 43 pontos em 38 rodadas. Assim, ele se juntou a Figueirense, Santa Cruz e América Mineiro, os outros três rebaixados nesta edição da competição, que não tinham mais chance de salvação nesta última rodada.
4# Portugal é campeão da Eurocopa
Portugal venceu a França neste domingo por 1 a 0 e conquistou pela primeira vez a Eurocopa. Sem o capitão Cristiano Ronaldo, que se machucou e teve que ser substituído aos 23 minutos do primeiro tempo, Éder fez o gol do título aos 3 minutos do segundo tempo da prorrogação. É a primeira taça de um torneio grande na história da seleção portuguesa, e aconteceu após uma campanha com apenas uma vitória no tempo normal: contra Gales, na semifinal.
3# Ouro Olímpico para o Brasil
A seleção masculina de futebol bateu a Alemanha, sua algoz na Copa do Mundo de 2014, por 5x4 nos pênaltis (depois de empatar em 1x1 no tempo regulamentar), e ficou com o ouro inédito na modalidade na Rio 2016, o único que faltava no rol de títulos do time.
2# Atlético Nacional campeão da Libertadores
O Atlético Nacional é campeão da Copa Libertadores de 2016. Precisando apenas de uma vitória simples para faturar o bicampeonato do torneio continental, os colombianos fizeram o dever de casa contra o Independiente del Valle, nesta quarta-feira, no Estádio Atanasio Girardot, e venceram pelo placar de 1 a 0, coroando uma grande campanha na competição.
1# Homenagens à Chapecoense pelo mundo
O ano de 2016 foi marcado pela tragédia sofrida pelo time da Chapecoense. Realizando grande campanha na Sul-Americana, o clube catarinense chegou até a final, onde enfrentaria o Atlético Nacional. A viagem até a Colômbia, entretanto, culminou na queda do avião, próximo de Medellín. O acidente resultou na morte de 71 pessoas, incluindo 19 jogadores e todos os integrantes da comissão técnica.
Todos sentiram. O mundo inteiro se comoveu com as homenagens de clubes brasileiros, do Atlético Nacional e de jogadores em todo o planeta. A comoção foi tanta que o Verdão foi declarado Campeão da Sul-Americana, a pedido do adversário na final. O Brasileirão teve a última rodada adiada e a grande decisão da Copa do Brasil ficou para outro momento, afinal ninguém conseguia focar no futebol, diante da perda.
O Real Madrid divulgou um comunicado oficial e em seguida prestou sua homenagem, na forma de um minuto de silêncio antes do treinamento. O jogo entre Liverpool e Leeds, pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa, foi antecedido por uma homenagem às vítimas. O Barcelona também realizou o gesto de homenagem durante suas atividades.