59 - O florescer de uma rede de times da comunidade LGBT
58 - Times alternativos
57 - Torcedores do Celtic em prol da Causa Palestina
55 - O Derby dos Imigrantes
54 - O Novo Hamburgo é campeão pela primeira vez em mais de 100 anos
53 - Feyenoord é campeão após 18 anos
52 - Abdelhak Nouri, o jogador do Ajax que teve um colapso em campo
51 - Fortaleza volta à Série B após 8 anos
Natus, Bulls, Diversus, Afronte...
58 - Times alternativos
O ano comemorativo de alguns times alternativos e de luta (5 anos de Real Gothic e Catadão, 3 anos de Rosa Negra, 1 anos de MBB...)
O enfrentamento da equipe escocesa do Celtic da punição imposta pela a Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) devido ao uso de bandeiras da Palestina por diversos membros de sua torcida. Os torcedores fizeram uma vaquinha para pagar a multa e usando a hashtag #matchthefineforpalestine, a Green Brigade divulgou um texto no qual afirma, também, que o dinheiro vai ajudar na compra de uniformes de futebol que serão doados para um campo de refugiados.
56- Jogadores do Hertha se ajoelham em apoio aos protestos contra racismo na NFL
O time decidiu tomar a atitude em apoio aos recentes protestos de jogadores da NFL contra o racismo, solidarizando-se e trazendo o movimento pela primeira vez para o continente Europeu.
55 - O Derby dos Imigrantes
Muita história e rivalidade em campo e fora dele. O Juventus da Mooca lutava contra o rebaixamento e tinha que encarar a Lusa, era o "jogo dos desesperados". Resultado: goleada no estádio Conde Rodolfo Crespi, que serviu para afastar o time da Rua Javari da zona de rebaixamento, entrar na briga pela classificação à próxima fase e empurrar a crise para o time da Portuguesa.
Campeão gaúcho pela primeira vez na história depois de cinco vezes chegando ao vice-campeonato. Além da conquista, desbancou a dupla Grenal no caminho.
O time de Roterdã sagrou-se Campeão Holandês depois de 18 anos. Além disso, o time teve como principal jogador o atacante Kuyt, ídolo do clube que foi primordial na conquista e se aposentou logo depois do campeonato.
52 - Abdelhak Nouri, o jogador do Ajax que teve um colapso em campo
Os jogadores holandeses estavam com a bola no seu poder, quando, no lado oposto do campo, Abdelhak "Appie" Nouri começou a cambalear enquanto pedia assistência dos médicos. Sentou-se no chão. O mal estava mesmo feito. Desmaiou em campo por conta de arritmias cardíacas e saiu do estádio levado por um helicóptero diretamente ao hospital. Seu coração voltou a bater normalmente. No entanto, a falta de oxigênio trouxe danos permanentes ao cérebro. As chances de recuperar funções básicas – como falar, comer, andar ou pensar – são nulas, segundo os médicos.
O Fortaleza perdeu para o Tupi-MG por 1 a 0, em Juiz de Fora (MG). Mas a derrota não foi suficiente para tirar a vantagem já garantida de 2×0 no jogo anterior, na Arena Castelão. O Leão garantiu o retorno à Série B após 8 anos em uma partida emocionante, com disputa até os últimos segundos.
50 - Com recordes, Paraná Clube está de volta a Série A depois de 10 anos
Depois de dez anos na Série B, a despedida do Paraná Clube rumo à primeira divisão reuniu quase 37 mil torcedores no Couto Pereira, recorde do ano do estádio paranaense. Antes disso, diante do Internacional, os paranistas colocaram 40 mil pessoas na Arena da Baixada, quebraram o recorde do estádio.
49 - Libertadores inchada
Em 2017 a Copa Libertadores contou com 47 equipes, sendo oito brasileiras e seis argentinas. Fora isso, os times que saem da competição estando em terceiro no grupo, entram na sul-americana.
48 - A perseguição ao goleiro Muralha
Alex Muralha apontou que o momento mais difícil desse ano turbulento se deu no embarque para a Colômbia, onde o Flamengo enfrentou o Junior Barranquilla pelas semifinais da Copa Sul-Americana. Dias após falhar nos gols do Santos na derrota do time carioca por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro, ele precisou de escolta policial para escapar dos protestos de um grupo de torcedores.
47 - Eleições no Esporte Clube Vitória
No ano de 2017, ocorreram as primeiras eleições diretas no Esporte Clube Vitória. Após um ano no mínimo conturbado, com direito a renúncia do ex-presidente, goleadas sofridas em casa e a constante assombração da Série B, dentre muitas coisas, foi eleito no clube um presidente por votos diretos, colocando assim um fim aos mandos e desmandos de oligarquias e familiocracias que comandavam o Rubro-Negro Baiano desde 1899.
46 - Nova direção do Bahia
Novo presidente tricolor afirma que negocia permanência de Edson, Mendoza, Allione e Thiago Martins. Nome de técnico para 2018 deve ser anunciado na próxima semana.
45 - O Sport e Náutico abandonam a Copa do Nordeste
Alegam um calendário apertado e baixa cota de participação. No entanto, insistem no campeonato estadual, que também não paga nada e cujo nível dos jogos é, no mínimo, fraco. Acontece que peitar Federações Estaduais é peitar a CBF... E Marco Polo (agora afastado) tá sempre de olho.
44 - Neto dando chilique
43 - Os fracassos de Flamengo, Palmeiras e Atlético MG com elencos milionários
Flamengo (65,9 milhões de euros), Atlético-MG (65,75 milhões) e Palmeiras (65,45 milhões) como os únicos brasileiros que fazem parte do top 100 mundial em valores de elenco.
42 - Portuguesa fica "sem divisão" nacional
Em 2013, a Portuguesa foi rebaixada no tapetão por conta da escalação irregular do meia Héverton. O Fluminense foi o maior beneficiado na ocasião, se salvado da degola. Em 2014, a Lusa já caiu da segunda para a terceira divisão. A estadia na Série C até durou mais: dois anos. Mas a queda para a quarta divisão aconteceu na temporada passada. E na Série D deste ano a Lusa sequer conseguiu passar da fase de grupos.
41 - O título do Corinthians Audax na libertadores Feminina
O Corinthians/Audax se sagrou campeão da Libertadores feminina de 2017. Bateu na final do torneio o Colo-Colo. Depois de 90 minutos sofridos, terminando em 0 a 0, a partida se encaminhou para os pênaltis e, posteriormente, para as cobranças alternadas, nas quais as brasileiras levaram a melhor (5 a 4) e acabaram garantindo o título continental. Foi a sétima vez que o futebol brasileiro conquista a Libertadores feminina, que existe desde 2009. O São José é o maior campeão, com três títulos (2011, 2013 e 2014), o Santos tem dois (2009 e 2010) e a Ferroviária um (2015).
40 - Bragantino e São Caetano de volta a A1 do Paulista
O time de São Caetano do Sul estava há quatro temporadas participando da Série A2. Já a equipe de Bragança Paulista, estava há dois anos na divisão de acesso.
39 - América e Goytacaz comemoram retorno à elite do Campeonato Carioca
O Mecão retorna ao Campeonato Carioca após apenas uma temporada na segunda divisão, já que foi rebaixado em 2016. Antes disso, no entanto, vinha de quatro anos disputando a Série B do estado. Com mais de 100 anos de história, o Goytacaz permaneceu longe da elite nas últimas 25 temporadas.
38 - Ciclo Histórias da Várzea: o futebol amador na cidade de São Paulo
O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura de São Paulo, promoveram o “Ciclo Histórias da Várzea: o futebol amador na cidade de São Paulo”, composto de três encontros que reunirão representantes do futebol de várzea paulistano, pesquisadores, jogadores, jornalistas e interessados, abordando temas como os históricos dos campeonatos, a permanência de campos de várzea na cidade, a profissionalização de jogadores e as experiências de tombamento de campos de futebol como patrimônios históricos e culturais.
37 - Nacional na A2 do Paulista
Depois de dez anos, o Nacional está de volta ao Campeonato Paulista da Série A2. De quebra conquistou o título da A3 em cima da Inter de Limeira.
36 - Peñarol x Palmeiras pela Libertadores
O Palmeiras ganhou de virada por 3 a 2 o Peñarol, no estádio Campeón Del Siglo, em Montevidéu. Após o apito final, uma confusão generalizada tomou conta do campo e, depois, da arquibancada. Jogadores trocaram agressões no gramado e alguns palmeirenses foram cercados. Na torcida, os uruguaios tentaram invadir a área destinada os brasileiros e jogaram objetos.
35 - Rogério Ceni como técnico do São Paulo
O ex-goleiro comandou o São Paulo em 34 partidas, com 14 vitórias, 11 empates e nove derrotas. O aproveitamento é de 51% dos pontos. O clube acumulou no primeiro semestre eliminações em três competições: no Paulista, para o Corinthians, na Copa do Brasil, diante do Cruzeiro, e na Sul-Americana, para o Defensa y Justicia, da Argentina.
34 - Continuidade do boicote ao Futebol Feminino brasileiro
Proibido por 40 anos, o futebol feminino sempre foi símbolo de resistência. Ignorado por grande parte da mídia e também por boa parte dos torcedores, a história das mulheres nunca foi fácil, sempre foi de luta, e elas nunca desistiram.
33 - 4ª Copa dos Refugiados
O torneio é disputado e organizado por refugiados em território brasileiro. A cidade de São Paulo é o palco do evento que existe desde 2014. Os cerca de 250 participantes são divididos em 16 seleções, correspondentes a suas nações de origem, e jogaram pelo troféu tendo a final sendo disputada no Pacaembu.
32 - Virada do Lanús contra o River Plate
"Senhor, não vão revisar?", perguntou Marcelo Gallardo ao quarto árbitro, aos 40 minutos do primeiro tempo, quando o River vencia o Lanús por 2 a 0. O técnico pedia a revisão de possível pênalti não marcado para o Millonario. O juiz colombiano Wilmar Roldán não revisou. O Lanús diminuiu. Empatou. Virou. E fez o quarto, em uma noite histórica no La Fortaleza. Em jogo de reviravoltas e com ajuda do vídeo, o Lanús venceu o River Plate por 4 a 2 e assim se classificou para sua primeira final de Libertadores.
31 - Surgimento de narradoras transmitindo jogos do Brasileirão
Isabelly Morais pela Rádio Inconfidência em Minas Gerais, Clairene Giacobe pela Rádio Estação Web e Elaine Trevisan pela Rádio Poliesportiva em São Paulo.
30 - O Manchester City de Guardiola
Guardiola está no City há um ano e meio, na atual temporada são 16 vitórias em sequência da equipe no Campeonato Inglês.
29 - Nadine Bastos, ex-árbitra, ganhando espaço como comentarista de arbitragem
Ela tem comentado no programa Bom Dia Fox lances envolvendo a arbitragem. A bandeirinha também já trabalhou em jogos da Libertadores.
28 - Meninos Bons de Bola são reconhecidos como o primeiro time trans do Brasil
Depois foi ter recebido a homenagem de um ano de time pelo Museu do futebol, algumas entrevista que fizemos também marcaram a equipe, que disputaram a primeira competição, a Champions Alliance, em Curitiba.
27 - A comemoração da torcida do Konyaspor
Konyaspor e Istanbul Basaksehir fazeram uma decisão entre dois clubes que nunca tinham conquistado títulos de primeira grandeza no futebol turco. E os azarões acabaram se dando melhor. Após o empate por 0 a 0 ao longo dos 120 minutos de bola rolando, os alviverdes ganharam nos pênaltis, por 4 a 1. Triunfo que resultou em uma gigantesca invasão de campo durante a celebração.
26 - Encontrão da Mídia Alternativa Futebolística
Evento organizado pelo O Contra-Ataque reuniu nada menos do que: Sem Firulas, Jogos Perdidos, Contra o Futebol Moderno - Brasil, Mais Cinco Minutos, Corner, Futebol Café, dibradoras, Trivela, Casual Football, Dia De Clássico, Futebolistas & Futeboleirxs, O Canto das Torcidas, Jogo 10 da noite NÃO, PELEJA, Largados F.C., Baião de Dois, Papo Desportivo e Central3.
25 - Festival Ocupa Pacaembu (em defesa do patrimônio público)
A Câmara Municipal aprovou no dia 30/Agosto/2017 a lamentável concessão do complexo do estádio do Pacaembu para a iniciativa privada. A votação foi a segunda pela qual passou o projeto de lei enviado pelo prefeito João Dória, em mais uma de suas atitudes que coloca a memória, o espaço cultural, de lazer e raízes de milhares de famílias à venda. Além do prejuízo cultural da privatização, hoje no estádio funciona um clube livre, de custo zero, para que a população de qualquer classe social, tenha acesso ao lazer com piscinas, quadras de futebol e de tênis, além de pistas de corrida com aulas que incentivam a saudável prática de esportes para os jovens. A privatização trás diversos impactos negativos para a cidade e, principalmente, para a população.
24 - Independiente campeão da Sulamericana
Mostrando que um clube com baixo investimento pode conquistar um título de expressão.
23 - Greve dos jogadores profissionais que atuam no Uruguai
Contra o monopólio da empresa de telecomunicação Tenfield e a subvalorização de clubes e jogadores, foi criado o movimento Más Unidos Que Nunca, formado por quase todos os jogadores profissionais do uruguaio, da Primeira e Segunda Divisão, além de contar com apoio dos atletas da seleção celeste. Um dos principais questionamentos se refere aos direitos de imagem e sua comercialização, já que os jogadores queriam ter controle.
22 - A morte do ex-goleiro Waldir Peres
Atuou pelo São Paulo, Guarani, Corinthians, Portuguesa, Santa Cruz e Ponte Preta. Na Seleção Brasileira, participou de três edições de Copa do Mundo. Foi como reserva em 1974 e 1978. Em 1982, acabou escalado como titular e fez parte da equipe que encantou o mundo, mas amargou a eliminação para a Itália.
21 - Hat-trick em clássico de Copete
O Copete jogando com a barriga queimada depois de explodir uma panela de pressão nele. O atleta fez três gols no clássico contra o São Paulo e levantou a camisa para mostrar as feridas no abdômen, em imagens que fizeram a torcida alvinegra idolatrar o atleta por estar atuando - e bem - mesmo com a lesão.
20 - Discriminação racial no futebol
No primeiro ano foram 20 registros. O número aumentou em 2015: 35. Houve uma queda em 2016, com 25 casos. Mas o que parecia um avanço não se repetiu. Só até o dia 17 de julho deste ano já foram registrados 35 casos - 40 % a mais do que todo o ano passado. Apesar de diversas campanhas de conscientização, o problema pode ser ainda maior.
19 - Torcida do Paysandu que apoiou a causa LGBT sofre represálias e membros são agredidos em estádio
A Banda Alma Celeste, torcida organizada do Paysandu que aboliu o grito de “bicha” e estendeu a bandeira LGBT nas arquibancadas, sofreu represálias, tendo alguns membros agredidos no estádio da Curuzu, em Belém. Os agressores seriam vinculados a outra organizada do clube, a Terror Bicolor. As agressões ocorreram após o empate contra o Luverdense por 1 a 1, em jogo pela Série B.
18 - I Encontro Nacional de Mulheres de Arquibancada
O evento reuniu cerca de 350 mulheres representantes de 50 torcidas, de 11 estados brasileiros, que além da paixão por seus clubes compartilham o desejo de democratizar as arquibancadas, ampliando e facilitando a presença feminina. A programação dará voz às iniciativas e experiências de participação de mulheres nos espaços de torcer, pensar e fazer o futebol.
17 - O gol do Romarinho no Real Madrid
16 - Caso Richarlyson: futebol é tão preconceituoso que nem reconhece homofobia
Assim que foi anunciado, o novo reforço foi alvo de protestos por parte da própria torcida do Guarani. Dois torcedores chegaram a atirar bombas na direção do estádio Brinco de Ouro momentos antes da apresentação. Nas redes sociais, o assunto também foi tema para bugrinos e seus rivais, invariavelmente com a sexualidade do jogador como pano de fundo. Assim que foi anunciado, o novo reforço foi alvo de protestos por parte da própria torcida do Guarani. Dois torcedores chegaram a atirar bombas na direção do estádio Brinco de Ouro momentos antes da apresentação.
15 - Pendurando as chuteiras
14 - Recordes de público no futebol feminino
Na Arena da Amazônia, 25 mil pessoas se reuniram para assistir Iranduba x Santos pela semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino. Outras 16 mil pessoas estiveram na Vila Belmiro para assistir Santos x Corinthians pela final do mesmo torneio.
13 - Corrupção na FIFA, CBF e Rede Globo
Del Nero foi finalmente afastado. As autoridades americanas investigam um esquema de corrupção envolvendo a Fifa e outras federações de futebol, apelidado de Fifa Gate. O dinheiro pago pela Globo teria sido destinado a altos executivos da CBF(Confederação Brasileira de Futebol) e da Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol, responsável por campeonatos como a Copa Libertadores da América e a Copa América.
12 - Clássico Atletiba pelo YouTube
Atletiba enfrenta a Globo e tem mais de 2 milhões de visualizações pela internet. Final do Paranaense foi a primeira do futebol brasileiro a ser transmitida exclusivamente via Facebook e Youtube
11 - O Guerrero ter saído da Copa e a Fifa não (que tem coisas bem piores no currículo)
10 - Peru na Copa do Mundo
A vitória do Peru sobre a Nova Zelândia garantiu o retorno dos sul-americanos à Copa do Mundo depois de 36 anos.
9 - Mantimento de torcida única nos estádio e a questão da violência
O sociólogo Mauricio Murad, que estuda a dinâmica social dos esportes, é um opositor da política de torcida única. De acordo com a pesquisa que fez para o livro “A violência no futebol: novas pesquisas, novas ideias, novas propostas” (editora Saraiva), cerca de 90% dos conflitos entre torcedores ocorre fora dos estádios, a no mínimo três quilômetros de distância dos gramados. Para chegar a essa estatística, o pesquisador afirmou ter analisado dados de criminalidade de todo o território nacional até dezembro de 2016.
A violência envolvendo alguns membros de torcidas de futebol é mais frequente na rua, em áreas consideradas de “propriedade” de uma determinada torcida. Caso um torcedor de outro time passe por aquela região vestindo a camisa da equipe já pode ser agredido. Esses bairros, em geral, ficam a até sete quilômetros da porta dos estádios. As agressões não necessariamente acontecem nas datas dos clássicos (fonte: Nexo).
8 - A saga do Tucuman para chegar no jogo contra o El Nacional
7 - Neymar no PSG
Com o pagamento de 222 milhões de euros (R$ 824 milhões) ao Barcelona, a transação do jogador é a mais cara da história do futebol mundial. Já Marta, melhor do mundo cinco vezes, luta nos últimos anos para encontrar uma liga sólida em que ela possa se estabelecer.
6 - A classificação de Egito, Islândia, Costa Rica e Panamá para a Copa
A classificação do Egito veio no último minuto de jogo, Salah cobra bem, marca o segundo e garante a sua seleção na Copa do Mundo de 2018 após 28 anos, levando a torcida à loucura.
5 - A classificação da Chapecoense para Libertadores após a reconstrução
Mesmo com um elenco e comando técnico totalmente novos, conseguiu uma vaga na Libertadores com um gol aos 49 minutos do segundo tempo.
4 - Demissão absurda da Emily na seleção feminina
A demissão da técnica Emily Lima fez seleção brasileira feminina voltar a andar para trás. Além disso, várias jogadoras deixaram a seleção em sinal de protesto, dentre elas a Cristiane, mostraram positivamente a coragem, união, atitude admirável de sororidade dessas mulheres a ponto de renunciarem aquilo que amam, que é jogar futebol profissionalmente.
3 - A não classificação de Itália e Holanda e Chile e EUA
A 'Squadra Azzurra' não foi capaz de ultrapassar a Suécia no play-off da repescagem para o Mundial 2018, falhando assim na fase final da competição pela primeira vez desde 1958. Buffon se aposenta da seleção.
2 - O Corinthians de Fabio Carille
Com a invencibilidade e os 47 pontos acumulados nos primeiros 19 jogos do Campeonato Brasileiro, o Corinthians registrou a melhor campanha em um primeiro turno na história dos pontos corridos. A recuperação do desacreditado Jô, que terminou o ano como primeiro artilheiro da história do Corinthians num Campeonato Brasileiro, mais zagueiros Pablo e Balbuena também contribuíram para a conquista.
Porém, isto pode ser o sintoma de uma doença grave: os pontos corridos só representam um protótipo de meritocracia se todos os times partem do mesmo patamar. Vejamos se isto ocorre: Corinthians e Flamengo = 340 milhões; Galo + Cruzeiro + Grêmio = 180 milhões; Sport + Vitoria + Bahia + Coxa + CAP = 140 milhões. Do jeito como as cartas são dadas, o futuro é esse: um campeonato extremamente chato e previsível, onde a "emoção" (se é que dá pra usar essa palavra) reserva-se àqueles lutando para não cair.
1 - O título do Grêmio na Libertadores
Com gols de Fernandinho e Luan ainda no primeiro tempo, o Tricolor entrou no campo de La Fortaleza em cima do adversário no segundo jogo da final da Libertadores, venceu o Lanús por 2 a 1 e se tornou campeão da América pela terceira vez em sua história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário