O Dick Kerr Ladies FC. Campeãs britânicas invictas em 1920-1921.
Fotografia: Bob Thomas / Popperfoto / Popperfoto / Getty Images
A Grã-Bretanha estava em guerra contra o Kaiser Guilherme II, o clima era de baixo astral nas fábricas, a produção estava caindo, algo deveria ser feito. "Vamos jogar futebol", sugere alguém. Este chamado foi prontamente atendido na fábrica de munições Dick, Kerr e Co em Preston. E as mulheres assumiram o desafio.
No dia de Natal de 1917, 10 mil espectadores chegaram a Deepdale, para testemunhar o início da história de sucesso mais fenomenal na história do esporte feminino. Dick, Kerr Ladies conquistou a primeira de muitas vitórias e 600 libras foram levantadas para os soldados feridos. Essa soma em 2017 valeria quase £ 50,000! Sobrava espírito de luta e assim elas conseguiram mais do que poderiam ousar sonhar.
Jogadoras como Florrie Redford, Lily Parr, Jennie Harris e Alice Kell fizeram história.
Jogadoras como Florrie Redford, Lily Parr, Jennie Harris e Alice Kell fizeram história.
Em 1921, a popularidade da equipe estava em seu auge, elas eram a equipe que todos queriam ver. Registrando uma média de dois jogos por semana em todas as ilhas britânicas jogaram mais de 60 partidas de futebol naquele ano enquanto ainda trabalhavam em tempo integral na fábrica, sendo vistas por quase 900 mil pessoas em todo o país.
Nesse mesmo ano, a Associação de Futebol proibiu o jogo das mulheres, alegando que o futebol era "inadequado para as mulheres e não deveria ser encorajado". Alguns também sugeriam que o futebol era um jogo perigoso para as mulheres e que poderia afetar seriamente sua fertilidade. Assim a FA aplicou um golpe letal e proibiu as meninas de usar os campos da liga, mudando efetivamente o curso do futebol feminino para sempre.
O espírito de luta do Dick, Kerr Ladies não pôde ser quebrado e elas continuaram a jogar futebol contra todas as probabilidades. Viajaram para a Escócia e para os Estados Unidos. Jogaram até 1965, mas infelizmente foram obrigadas a dissolver a equipe devido à falta de jogadoras.
Em 1966, a Inglaterra venceu a Copa do Mundo e a prática do futebol varreu o país, não faltavam garotas querendo participar do jogo. Mas era tarde demais para Dick, Kerr Ladies. A Associação de Futebol Feminino foi formada em 1969 e a FA eventualmente reconheceu o futebol feminino em 1971, cinquenta anos depois, eles o tinham banido.
Para comemorar cem anos da sua primeira partida no Preston North End no dia de Natal de 1917, um magnífico memorial foi inaugurado em 2017.
Viva o Dick, Kerr Ladies!
Placa na fábrica onde começou o Dick, Kerr Ladies
Fontes:
http://www.dickkerrladies.com
https://twitter.com/dickkerrcup
https://www.theguardian.com/football/blog/2009/sep/09/england-women-football
Nenhum comentário:
Postar um comentário