1. Final da Libertadores da América em Madrid
Por conta de um episódio de violência, o jogo foi tirado da Argentina depois de os jogadores do Boca Juniors terem sido agredidos pelos torcedores rivais na chegada da segunda partida, no Monumental de Nuñez. A confederação então, levou o jogo decisivo para uma sede de jogo final europeu: o Santiago Bernabéu, em Madri.
2. França x Croácia
Os franceses voltam ao topo do mundo. Em um decisão com gol contra e uso do VAR inéditos em finais de Copa, além de invasão de gramado por um grupo radical russo, a França derrotou a Croácia por 4 a 2, neste domingo, no Estádio Olímpico Lujniki, em Moscou, e conquistou o título mundial de futebol pela segunda vez na história. Mandzukic (contra), Griezmann, Pogba e Mbappé fizeram os gols da equipe azul, enquanto Perisic e Mandzukic, este se aproveitando de uma falha bizarra do goleiro e capitão Lloris, descontaram para a Croácia.
O gesto dos juízes desenhando no ar um retângulo imaginário foi uma das mais marcantes da Copa da Rússia. Acontece que ter o árbitro vídeo numa partida de futebol nem sempre quer dizer que não haverão erros de arbitragem. Mesmo com a nova tecnologia os antigos erros ainda estão presentes nas partidas.
4. Marta é hexa na bola de ouro
A jogadora se tornou a maior vencedora do prêmio entre homens e mulheres. Na temporada 2017/2018, Marta foi vice-artilheira da NWSL, a liga americana de futebol, e líder em assistências, tendo sido eleita a melhor do torneio nos últimos quatro meses. Pela seleção brasileira, ela liderou o time na conquista do heptacampeonato da Copa América, que garantiu a classificação do Brasil para a Copa do Mundo de 2019 e a Olimpíada de 2020.
5. CR7, agora na Juventus
6. Madric, o melhor do mundo
Depois de levar a Croácia até a final da Copa do Mundo, o meia croata ganhou o “The Best”, da Fifa, nesta segunda-feira. De 1991, quando a entidade “adotou” o prêmio de melhor do mundo, para cá, atletas do Real Madrid ganharam a honraria nove vezes. O Real Madrid fica atrás apenas do rival Barcelona, que tem dez vencedores (cinco vezes Messi, duas Ronaldinho Gaúcho, uma Ronaldo, uma Rivaldo e uma Romário).
7. Neymar cai-cai
O jogador mais caro do mundo deu novas demonstrações de estrelismo no retorno à Seleção. Se comporta como uma celebridade. Suas atitudes dentro de campo fizeram de le uma piada mundial, muitos vídeos foram ao ar com pessoas que ao escutar o nome de Neymar caiam no chão simulando uma falta.
8. O crescimento das torcidas antifascistas e progressistas
Segundo um levantamento feito em 2017, torcedores de pelo menos 28 clubes já se reúnem em coletivos ativos que defendem pautas antifascistas: ABC-RN, América-RN, Atlético Mineiro, Bangu, Botafogo-RJ, Botafogo-SP, Corinthians, CRB, Cruzeiro, Ferroviário-CE, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Guarani-SP, Internacional, Joinville, Londrina, Náutico, Palmeiras, Paysandu, Remo, Santa Cruz, Santos, São José-SP, São Paulo, Vasco e Vitória.
9. A vitória dos imigrantes na Copa do Mundo
10. Felipão da volta por cima como treinador e perde a chance de ficar calado
O técnico Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras, conhecido por seu jeito autoritário, elogiou Augusto Pinochet e sobre os métodos do ex-ditador chileno, que resultaram em tortura e morte de milhares de pessoas, Scolari disse que ''há determinados momentos que ou o pessoal se ajeita ou a anarquia toma conta''. Sobre o presidente eleito que colocou "ordem" no Palmeiras e espera que o presidente eleito faça o mesmo com o Brasil.
11. Fortaleza campeão da Série B com Rogério Ceni como técnico
No ano do Centenário, o Fortaleza tem mais um feito para cravar na história, é campeão da Série B do Brasileiro! Até agora, na era dos pontos corridos, nenhum nordestino tinha conquistado a taça da Segundona. Mais que isso, o Tricolor do Pici tem uma Série A para planejar. Com gol de Rodolfo contra o Avaí, o Leão de Rogério Ceni festeja. Com o triunfo, o time de Ceni chega aos 68 pontos.
12. O resgate do time de futebol na Tailândia
No dia 23 de junho, 12 meninos de um time de futebol e o técnico faziam um passeio de bicicleta e entraram na caverna para se proteger do mau tempo. A chuva ficou intensa, e a água subiu muito rápido, deixando o grupo preso. Eles ficaram isolados e sem comida por 9 dias. Em 2 de julho, mergulhadores ingleses encontraram o grupo, debilitado e com muita fome, a 4 km da entrada da caverna e entre 800 m e 1 km de profundidade. O resgate durou 3 dias. Foram retirados quatro garotos em cada dia. Cada garoto foi conduzido por pelo menos 2 mergulhadores e usou máscara facial de oxigênio durante o percurso até a entrada da caverna, que dura 6 horas. Vários trechos são muito estreitos, com água turva e baixa visibilidade.
13. A queda inédita do Hamburgo na Alemanha
O Hamburgo, um dos clubes mais tradicionais do Campeonato Alemão, escreveu o capítulo mais triste de sua história no futebol ao ser rebaixado para a Segunda Divisão nacional pela primeira vez em 54 anos de disputa da Bundesliga (Primeira Divisão do Campeonato Alemão). O até então inédito vexame revoltou os torcedores, que não se conformaram com o rebaixamento e passaram a atirar sinalizadores em direção ao campo.
14. CSA subindo quatro divisões em quatro anos
O clube alagoano voltou à Série A após 31 anos e em grande estilo. A arrancada do CSA no Brasileiro contou com o vice da Série D, em 2016, o título da Série C, em 2017. Em 2018, também voltou a ser campeão alagoano após dez anos. É o primeiro clube do Brasil a ter três acessos consecutivos em divisão nacional.
15. Acesso do Operário-PR, campeão da Série C
O Fantasma conquistou um feito inédito e tornou-se o primeiro clube a ser campeão da Série D e da Série C em sequência. Com essa sequência, o Operário-PR garantiu a volta à Série B do Campeonato Brasileiro após 28 anos. Ele jogou a competição pela última vez em 1990, quando terminou na quinta posição.
16. A resistência do futebol de várzea
O estudo da trajetória de um time de futebol amador de São Paulo permitiu à historiadora Diana Mendes Machado da Silva concluir que os clubes da várzea da cidade surgiram a partir de organizações “associativas”, com base em relações familiares e dinâmicas comunitárias. Em seu trabalho de mestrado apresentado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, A Associação Atlética Anhanguera e o futebol de várzea na cidade de São Paulo (1928-1950), Diana analisou uma série de documentos da entidade, fundada por brasileiros e imigrantes italianos, localizada no bairro do Bom Retiro. Este “associativismo” possuía entre suas principais características a organização baseada no mundo do trabalho e no cotidiano familiar. “Além de laços de parentesco, os componentes do clube tinham profissões comuns”, conta a pesquisadora. Estes podem ser os motivos que explicam por que o clube está, ainda hoje, estabelecido no mesmo local, tendo resistido ao crescimento do bairro e às especulações imobiliárias.
17. Exposições e Simpósio Internacional
Em 2018, tivemos o III Simpósio Internacional de Futebol do Ludens & Museu do Futebol e exposições na cidade de São Paulo, como a dos 60 anos da Copa de 1958 e a dos 30 anos da 1ª seleção feminina de 1988 ocorridas no Museu do Futebol e também no Sesc 24 de Maio.
18. Os falecimentos de Aldyr García Schlee e da goleira Simone
Reconhecido no campo da literatura como um dos maiores contistas em atividade no Estado, Aldyr Garcia Schlee, também era famoso por ter criado, em 1953, o uniforme da Seleção Brasileira até hoje em uso pelo time canarinho – apelido, aliás, que só passou a ser usado depois que Schlee fez o desenho da camiseta.
Ex-goleira da seleção brasileira, Simone Carneiro morre aos 50 anos em Itariri Simone conquistou dezenas de títulos por onde passou e fez parte da Seleção que garantiu a primeira medalha de bronze para o Brasil em um Mundial feminino
19. A falha de mais um ano da geração belga
Em 2014, eliminação nas quartas de final para a Argentina. E em 2016 o golpe mais doído: queda na Euro também nas quartas, mas para o pequeno País de Gales. Em 2018, perderam para a França na Semifinal.
20. A criação da Liga das Nações
21. A arrancada da Ponte Preta na série B
Seis vitórias e um empate. A incrível sequência da Ponte Preta na reta final da Série B reacendeu a esperança de acesso para a equipe de Campinas. Mas, o empate na última rodada contra o Avaí sacramentou a permanência da Macaca na segunda divisão.
22. Salah
Mohamed Salah Gahly é o craque do momento no futebol europeu. O egípcio de 25 anos marcou 32 gols com o Liverpool na Premier League 2017/2018.
23. Alemanha eliminada na primeira fase da Copa do Mundo
Alemães perderam para a Coreia do Sul por 2 a 0 e repetem vexame de europeus campeões. França (campeã em 1998), Itália (campeã em 2006) e Espanha (campeã em 2010) também foram eliminadas ainda na primeira fase do Mundial seguinte aos títulos. A campanha na Rússia foi decepcionante com duas derrotas e uma vitória.
24. O debate do racismo no futebol
O último relatório, com dados de 2017, aponta que as ocorrências de injúrias e ofensas raciais no futebol brasileiro aumentaram. Há quatro anos, se restringiam há 20 episódios. Na última temporada, subiram para 43. Segundo o pesquisador Marcelo Carvalho (Observatório da Discriminação Racial no Futebol), a sociedade começa a reconhecer o racismo como um problema, apesar da condescendência em punições a agressores e instituições racistas.
25. Libertadores Feminina realizada no Brasil
A Copa Libertadores Feminina, que aconteceu em Manaus. O Grupo A ficou definido com Audax, Unión Española, Huila e Peñarol, enquanto o Santos compõe o Grupo B, junto de Colo-Colo, atual vice-campeão, JC Sport Girls e Deportivo Ita. Urquizza, Cerro Porteño, Flor da Patria e Iranduba fecharam o Grupo C. O Atlético Huila, da Colômbia bateu o Santos-SP na final e levou o título.
26. Corinthians campeão brasileiro feminino
O Corinthians foi o campeão brasileiro de futebol feminino de 2018. Após ganhar a partida de ida da final por 1 a 0, o Timão entrou no gramado da Fazendinha precisando de um simples empate diante do Rio Preto para conquistar a competição. No entanto, a equipe da capital não quis dar chance ao azar e tratou de levantar a taça inédita com mais um triunfo, agora uma goleada de 4 a 0.
27. Corinthians x Palmeiras no Paulistão
O Derby foi marcado por polêmicas. Após Rodriguinho aproveitar uma boa jogada de Mateus Vital pelo lado esquerdo do campo para abrir o placar, o Palmeiras se lançou ao ataque em busca do gol que lhe daria o título. Chegou a ter um pênalti assinalado a seu favor pelo árbitro Marcelo Aparecido, que voltou atrás na decisão, e teve que lidar com a disputa da marca da cal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário