terça-feira, 27 de abril de 2021

Com o fim da Super Liga Européia, O BEM VENCEU?

 

Por Guilherme Mathias




Não, não venceu, posso finalizar o texto por aqui.

O embrião da Super Liga nasce do próprio poder financeiro que os clubes ganharam também impulsionados pelo método que a UEFA trata seus torneios.

A passagem de monopólio foi barrada entretanto o desenvolvimento do futebol europeu fora do grande eixo não acompanha o desenvolvimento do ‘’eixo principal’’ importante salientar que esse desequilíbrio foi constatado pelo Arsene Wenger(ex técnico do Arsenal) que em 2009 falou: “As ligas nacionais vão sobreviver, mas talvez em 10 anos, você terá uma liga europeia. Não estou 100% certo de estar certo, mas sinto que dentro do nosso jogo há algumas vozes nos bastidores para fazer algo a respeito, especialmente se as regras se tornarem muito restritivas para esses clubes.’’

É ÓBVIO que um torneio que trava a competitividade, estipulando um grupo seleto é prejudicial como um todo, entretanto a vitória é apenas da continuidade e não do desenvolvimento. 

O que foi salientado por Florentino Perez é verdade, como um todo os jovens perdem interesse no futebol, a variedade de entretenimento nos dias atuais, até mesmo pelos E-Sports ofuscam o jogo que passa a ser desinteressante tanto lá quanto cá, entretanto quando o mesmo diz que o futebol está com problemas, ele se refere aos problemas financeiros do Real Madrid e não ao futebol como um todo. Por aqui o impacto fenômeno é o de criação de torcidas para clubes europeus, eu mesmo que escrevo isso aqui, acompanho um e comecei a gostar de futebol por causa de um e já estou na casa dos 30 anos, é muito cristalino que o impacto disso nas gerações posteriores que a minha seria grandes.

Se o nosso futebol não é interessante, o dos grandes clubes europeus será e os mais jovens vão ter contato com esses clubes diariamente, seja em jogos de videogame, quanto nas redes sociais, é uma concorrência desleal e previsível.

Provavelmente todos nós que reclamamos da criação dessa liga, veríamos a mesma, vibraríamos com a mesma, infelizmente se realmente os clubes batessem o pé o campeonato se estabeleceria. Se era bait, se era apenas para pressionar a UEFA, saberemos no futuro, no momento a vitória é da mesmice e não do futebol.




Nenhum comentário:

Postar um comentário