quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Uma tarde no Estádio Nicolau Alayon (Comendador Souza)

As crianças estão de férias! Hmmmm tive uma ideia! Cinema? Não. Teatro? Não. Já sei: ir ao parque andar de bicicleta? Não. Vamos ir no estádio do Nacional, vai rolar um jogo de futebol da Copa São Paulo. E quem vai jogar? Sport de Recife e o Cruzeiro. Ok. Tio, vamos comer biscoito de polvilho, sorvete e cachorro-quente? Vamos. Oba! 



Por Marcos Júnior Situado no bairro da Barra Funda, o Estádio Nicolau Alayon, do Nacional Atlético Clube, também é conhecido pelo nome de Comendador Souza, por conta de uma das ruas que dá acesso às suas dependências. A outra entrada é pela Avenida Marquês de São Vicente.

Erguido entre 1937 e 1938, a inauguração do estádio aconteceu no dia 14 de maio de 1938, ocasião em que o Nacional foi derrotado pelo Corinthians por 2a1.

Apesar da capacidade atual para 9.660 torcedores, o Nicolau Alayon registrou seu público recorde com números bem maiores, em 21 de fevereiro de 1970, quando o Nacional derrotou o São Paulo por 1 a 0. Estiveram presentes 22.000 torcedores no estádio localizado no bairro da Barra Funda.

Tradicional na revelação de jogadores, o estádio do Nacional é bastante utilizado para jogos de divisões inferiores do futebol paulista e também da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Entre os jogadores que vestiram a camisa listrada em azul e branca, estão nomes como Idário e Rubens Minelli.

Um dos momentos históricos para o estádio aconteceu em 1963, quando o estádio foi uma das sedes dos Jogos Pan-Americanos.

Fotos: Cícero Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário