quinta-feira, 5 de julho de 2018

A verdadeira derrota da Colômbia




A Colômbia está eliminada da Copa da Rússia. A eliminação sofrida na terça-feira (3), aconteceu nas cobranças de pênaltis depois do empate de 1 a 1 no tempo normal e a persistência desse placar na prorrogação. Yerry Mina, de cabeça, fez seu terceiro gol no Mundial contra os ingleses. A Inglaterra conseguiu sua primeira vitória nas penalidades na história das Copas. 

No mesmo dia, soube-se que em Cauca, terra natal do colombiano Yerry Mina, autor de três gols na Copa, sete camponeses foram massacrados. Na região do Caribe, um líder comunitário foi morto enquanto assistia ao jogo. Antes, um professor havia sido ameaçado de morte por um comandante paramilitar. Recentemente, em Medellín, vários assaltantes entraram na casa de um jornalista e roubaram seus arquivos e equipamentos de trabalho. Só em 2018, 98 líderes sociais foram mortos.

Os colombianos no Cauca reagem durante o jogo do tricolor contra a Inglaterra. 
Crédito Luis Robayo / Agência France-Presse - Getty Images


Essa realidade colombiana não está muito distante da realidade brasileira. No dia 15 de março de 2018, A vereadora, socióloga, ativista dos movimentos feminista e negro, Marielle Franco, foi executada no centro do Rio de Janeiro. Marielle, a quarta vereadora mais votada na cidade, atuava na comunidade da Maré, onde morava, e, na semana anterior a sua morte, denunciou a violência e os abusos policiais no bairro de Acari. Desde 2014, ao outros 24 líderes comunitários, ativistas e militantes políticos foram mortos em diferentes regiões do Brasil. 







Fonte:
https://www.nytimes.com/es/2018/07/03/la-verdadera-derrota-de-colombia/?smid=fb-share-es
https://www.revistaforum.com.br/nao-e-so-marielle-24-casos-de-liderancas-politicas-mortas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário