quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Copa Argentina: depois de 19 anos, Platense reencontra o River Plate




Hoje, 20h10, a equipe do Millo e Calamar medem forças pelas oitavas de final da Copa Argentina, no campo do Lanús.

Eles são vizinhos desde que River se mudou para Núñez em 1938. E eles estavam muito mais próximos quando Platense tinha seu estádio em Manuela Pedraza e Crámer. Apenas 23 blocos os separaram. De qualquer forma, a distância não aumentou muito mais quando o Calamar se mudou para o atual estádio, a Ciudad de Vicente López, localizada a cerca de 4 quilômetros do Monumental.

Pelo Clausura '99, as duas equipes se encontraram pela última vez. O Platense precisava vencer para continuar na primeira divisão. Mas os dois gols de Javier Saviola e outro de Cristian Castillo decretaram um 3 a 0 e a descida de Platense para a segunda divisão. A equipe do Platense tinha disputado 74 temporadas na elite do futebol argentino.

Esse foi o último encontro que os vizinhos jogaram oficialmente. Desde então, Platense não conseguiu retornar à Primera e ainda caiu duas vezes para o Metropolitan B, em 2002 e 2010. Na verdade, ele estava nessa categoria quando River jogou o National B.

Em 2 de maio de 2018, o Platense derrotou o Estudiantes de Caseros no desempate pelo primeiro lugar no Primeiro Campeonato Metropolitano de B, alcançando assim a promoção ao Nacional B após 8 anos.


Pelo Clausura '99 o jogo que decretou o rebaixamento do Platense para a B Nacional.


A história das entre as duas equipes é amplamente favorável ao River, graças às suas 72 vitórias (com 247 gols); no entanto, os 18 triunfos que Platense registra (com 132 gols) serviram não apenas como uma vitória, mas também para salvar uma descida, como um 3 a 2 no Monumental, última rodada do torneio de 1986/1987.

Platense faz 3 a 2 em pleno Monumental e se livra do rebaixamento na temporada 1986/1987

O Clausura de 1996, marcou o último triunfo de Platense nas partidas oficiais contra o River. Foi no "Cidade de Vicente López", por 2-1, graças a dois gols de Esteban "Bichi" Fuertes, Marcelo Gallardo (o atual treinador do River) fez para os Milionários

Veja como foi:






As prováveis escalações de hoje: 

River Plate: Germán Lux; Gonzalo Montiel, Jonatan Maidana, Javier Pinola e Milton Casco; Camilo Mayada, Enzo Perez, Leonardo Ponzio, Ignacio Fernández ou Cristian Ferreira; Rafael Borré e Lucas Pratto. DT: Marcelo Gallardo 

Platense: Jorge De Olivera; Nicolás Morgantini, Nahuel Iribarren, Emanuel Bocchino, Juan Infante; Elías Borrego, Hernán Lamberti, Agustín Palavecino; Facundo Curuchet, Daniel Vega e Cristian Amarilla ou Diego Tonetto DT: Fernando Ruiz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário