Confira os 39 fatos que marcaram o mundo do futebol em 2020!
39 - Jogos da seleção sem Globo, Galvão, nem transmissão
A Rede Globo desistiu de transmitir o jogo entre Uruguai x Brasil, válido pela quarta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. A emissora carioca não chegou a um acordo com a Mediapro, empresa espanhola detentora dos direitos de transmissão de oito seleções que disputam o torneio.
38- Grande audiência do Campeonato Paulista Feminino
Campeonato Paulista feminino em parceira inédita nas transmissões com o Facebook Watch, transmissões simultâneas em TV aberta, fechada, internet e rádio. Recordes de visualizações pelo Facebook.
37- Os jogos chatos da nossa seleção
Zzzzzzzzzz.
36- Ressurgimento da Chapecoense
Líder da Série B do Brasileiro, a Chapecoense precisa de poucos pontos para consolidar o retorno, como uma fênix, à elite do futebol nacional.
35- Primeira arbitragem feminina em um jogo da Champions League
34- Com goleiro na linha por causa de surto de covid-19
32- Grenal no Pacaembu
Com direito das torcidas de Grêmio e Internacional marcando presença e dividindo o estádio. O jogo valendo a Copa São Paulo de Juniores foi vencida pelos colorados.
31- Morte de Rodrigo Rodrigues pela Covid-19
O Rodrigo artista, o Rodrigo jornalista. O apresentador titular do Troca de Passes, do Sportv, trazia os debates e as notícias com muita leveza e com a habilidade do comunicador foi homenageado por toda a imprensa esportiva.
30- Destaque maior para as jogadoras escolhidas no The Best da Fifa
A lateral-direita inglesa Lucy Bronze, do Manchester City, foi eleita a melhor jogadora do mundo na cerimônia do Fifa The Best. Ela superou na eleição a zagueira francesa Wendie Renard, do Lyon, e a atacante dinamarquesa Pernille Harder, do Chelsea.
29- Descentralização dos direitos de imagem dos jogos, a ascensão dos streamings e canais alternativos em transmissões
As TVs a cabo se entrincheiravam nos eventos esportivos para estancar a sangria de assinantes. Mas pouco a pouco, do Brasileirão ao críquete na Índia, o público está migrando para a internet. Não há dúvida de que os anunciantes vão seguir a audiência.
28- Rentistas campeão no Uruguai
O pequeno Rentistas, após uma vitória por 1×0 contra o Nacional, se sagrou campeão da competição pela primeira vez na sua história.
27- Marega abandona jogo sob gritos de "macaco"
Pela primeira vez em Portugal, um jogador de futebol abandona o relvado por ser vítima de ofensas racistas provenientes de adeptos nas bancadas.
26– Liverpool encerra jejum de 30 anos e conquista o Campeonato Inglês
Fazia 30 anos que o torcedor do Liverpool esperava para comemorar de novo um título do Campeonato Inglês. Como se isso não fosse suficiente, uma pandemia interrompeu o futebol na Inglaterra por mais de três meses quando o time já estava bem perto da taça, gerando ansiedade para quem aguardava pelo fim do jejum.
25- Morte de Paolo Rossi
Campeão do Mundo com a seleção italiana e carrasco do Brasil em 1982, o ex-jogador Paolo Rossi morreu aos 64 anos.
24- Todas as atenções para o futebol de Belarus, o único campeonato de futebol em meio a pandemia do Covid-19
O último bastião do futebol europeu naquela que é tida por muitos como a última ditadura da Europa. A Liga de Belarus foi o único campeonato de primeira divisão do velho continente que seguiu com suas atividades em meio à pandemia do coronavírus.
23- O Cruzeiro na Série B
O péssimo rendimento do Cruzeiro na série B de 2020 e a grande chance de caírem para a Série C de 2021 deixaram apreensivos os torcedores cruzeirenses.
22- Rodrygo bate recordes no Real Madrid
Recorde de idade batido em um clássico, Rodrigo do Real Madrid fez head-trick sendo o jogador mais novo do mundo fazendo isso em um clássico. No rival Barcelona, Ansu Fati, tornou-se o jogador mais novo a marcar um gol na Liga.
21- Número alto de atletas contaminados com Covid no retorno do esporte durante a pandemia
20- Em setembro, o Ministério da Saúde aprovou a volta de 30% do público aos estádios
Times indo contra seriedade de protocolos contra o Covid, e pedindo volta de campeonatos e depois das torcidas mesmo o Brasil não tendo nenhuma gestação séria para a pandemia.
19- Antirracismo no futebol
A revolta iniciada nos Estados Unidos do "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam) causada pela morte de Jorge Floyd, se espalhou pelos campos de futebol no mundo.
18- Racismo, Covid, Pantanal: Richarlison é o jogador mais politizado do Brasil
Richarlison (Pombo) dando esperança que jogador brasileiro também tem atitude e pensa.
Ketlen Wiggers é a primeira mulher a estampar os muros do CT Rei Pelé Maior artilheira da história das Sereias da Vila, Ketlen recebeu uma homenagem do Santos.
16- Finais do brasileirão feminino com VAR
Brasileirão Feminino A-1 2020 teve maior edição em oito anos de competição. O Campeonato contou com transmissão de todos os 137 jogos, uso do VAR a partir das semifinais, e fase final disputa nos principais estádios.
15- Estádios vazios e como isso refletiu negativamente pra muitos times
14- Santos e Robinho suspendem contrato após pressão de patrocinadores e torcida
Chegada ao jogador à Vila Belmiro foi cercada de polêmicas pela condenação do atacante na Justiça italiana por estupro.
12- Em jogo na Espanha Neymar sofre racismo
Na derrota do PSG para o Olympique de Marselha, atacante brasileiro acusa o zagueiro Álvaro González de o ter chamado de macaco. No fim do jogo, deu um tapa no defensor.
11- Jogador do Sampaio Corrêa fica nu após fazer gol do acesso aos 49 do segundo tempo
Após 14 anos, o Sampaio Correa alcança a elite do futebol carioca com gol aos 50 minutos do segundo tempo feito pelo gordinho Emerson Carioca. O mesmo comemora peladão a classificação.
10- Os 8x2 do Bayern
Em jogo histórico, Bayern atropela o Barcelona e vai à semifinal da Champions.
9- 1ª equipe 100% feminina para exibir futebol na TV aberta
A Band montou uma equipe 100% feminina para transmitir futebol feminino nas tardes de domingo. A emissora paulista contratou a jornalista e narradora Isabelly Morais, as comentaristas Millene Domingues e Alline Callandrini.
8- Mulheres à frente do Futebol Feminino na CBF
A CBF anunciou as chegadas de Aline Pellegrino e Duda Luizelli para as coordenações de competições femininas e da Seleção Brasileira Feminina, respectivamente.
7- O ressurgimento do Fernando Diniz como técnico
São Paulo banca técnico após fase ruim e agora time lidera o Campeonato Brasileiro com folga.
6- Campeonato Argentino tem estreia da primeira jogadora trans em sua história
Mara Gómez fez história no futebol argentino tornando-se a primeira jogadora trans a atuar na primeira divisão do futebol do país após estrear pelo Villa San Carlos, em partida contra o Lanús.
5- A entrevista da Nini Baciega no intervalo do jogo São Paulo x Taboão
O São Paulo venceu por 29 a 0 o Taboão da Serra na Arena Barueri pela segunda rodada do Campeonato Paulista Feminino. O placar chamou atenção para a desigualdade entre os times e a falta de apoio para as atletas.
3- O futebol parou
A pandemia de COVID-19 causou uma interrupção no calendário futebolista mundial de 2020, o mais significativo desde a Segunda Guerra Mundial. Ao redor do globo, muitos eventos futebolistas foram cancelados ou adiados. Na quarentena muitos times se desestabilizaram e prejudicados na questão financeira e de salários para os jogadores. Os estádios vazios sem gente, sem alma.
2- Jogadores do PSG e Istanbul Basaksehir deixam jogo após ato de racismo
Jogadores do PSG e do Istanbul Basaksehir protagonizaram um momento histórico no Parque dos Príncipes, em partida válida pelo Grupo H da Liga dos Campeões. As duas equipes deixaram o gramado do estádio no meio do primeiro tempo após uma ofensa racista do quarto árbitro romeno Sebastian Colţescu contra o camaronês Pierre Webó, ex-atacante e membro da comissão técnica da equipe turca.
Campeão mundial com a Argentina em 1986 - quando marcou dois gols históricos nas quartas de final contra a Inglaterra, o da "Mano de Dios" e o segundo, driblando meio time inglês -, Maradona teve sua carreira marcada pela genialidade em campo e pelas polêmicas fora dele. O camisa 10 defendeu a seleção em 91 jogos, atuando em quatro Copas do Mundo: 1982, 1986, 1990 e 1994. Enfrentou o Brasil em duas delas: foi expulso na derrota por 3 a 1 pela segunda fase da Copa da Espanha-82, e na Itália-90 fez toda a jogada do gol de Caniggia na vitória por 1 a 0 que eliminou o Brasil. No Mundial dos Estados Unidos-94, viveu um dos piores momentos de sua trajetória, quando foi pego no exame antidoping ainda na primeira fase da competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário