No programa Roda Vivada da TV Cultura-SP, exibido em 24 de maio de 1987, João Saldanha conta como foi a sua saída da Seleção Brasileira, dizendo como todas as letras que "Médici foi o maior assassino da história do Brasil"!
O pretexto encontrado pelo presidente-general para tirar "João-Sem-Medo" (apelido dado por Nelson Rodrigues) da seleção era a convocação de Dadá-Maravilha. Foi assim que tirou-o de técnico da seleção brasileira, cargo que ficou de janeiro de 1969 e março do ano seguinte, classificando o país para a Copa de 1970 com seis vitórias em seis jogos e montou o time-base (as famosas “feras do João”) que iria ganhar o tricampeonato no México.
“Ele [Médici] escala o ministério, eu convoco a seleção”. Duas semanas depois de sua resposta atrevida, foi demitido da seleção. Com seis vitórias em seis partidas, o time comandado por Zagallo é considerado, por muitos, a maior seleção da história.
João Alves Jobim Saldanha nasceu em Alegrete, no dia 3 de julho de 1917. Foi jornalista e militante do Partido Comunista Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário