quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Homeless World Cup 2017

A final masculina da Homeless World Cup foi vencida pelo Brasil que derrotou o México por 4 a 3.

Cerca de 100 milhões de pessoas vivem em situação de rua em todo o mundo (Comissão dos Direitos Humanos, 2005). E cerca de 1 bilhão vivem a falta de uma habitação adequada. As causas e características do sem-abrigo em todo o mundo são complexas e variadas. Os sem-abrigo experimentam exclusão social e estigmatização, dificuldades econômicas e pobreza, problemas de saúde física e mental. 

Homeless World Cup existe para ajudar a acabar com esta crise em todas as suas formas. Todo mundo merece um lar - um direito humano fundamental (Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas).




A edição de 2017 aconteceu em Oslo, Noruega a Homeless World Cup (Copa do Mundo de Desabrigados), teve início dia 29 de agosto e terminou em 5 de setembro.

Em 2001, Mel Young e Harald Schmied desenvolveram a idéia de utilizar o esporte para inspirar pessoas sem-teto a transformarem seu futuro. A linguagem internacional do futebol parecia um veículo óbvio, e a Homeless World Cup nasceu. O primeiro torneio foi realizado em 2003 em Graz, na Áustria.



O sucesso da Homeless World Cup é prova de que o futebol tem o poder de mudar vidas.

A Homeless World Cup opera através de uma rede de 74 parceiros nacionais, apoiando programas baseados no futebol e desenvolvimento de empresas sociais em todo o mundo. Essas organizações de futebol de rua executam projetos locais em 420 cidades, atingindo 100 mil pessoas sem-teto todos os anos. Até agora, a Homeless World Cup e seus parceiros impactaram a vida de 1 milhão de pessoas sem-teto ao redor do globo.





Os jogos da Homeless World Cup têm duração de dois tempos de sete minutos e são disputados em quadras de grama sintética cercadas por pequenas barreiras, de modo que a bola não saia pela lateral ou pela linha de fundo. Os times têm quatro jogadores, mas só podem se defender atrás do meio-de-campo com três - o goleiro e mais dois atletas de linha -, enquanto o outro integrante fica obrigatoriamente no ataque. As regras fazem com que o ritmo de jogo seja intenso, e tendem a gerar placares com muitos gols.

A final masculina da Homeless World Cup foi vencida pelo Brasil que derrotou o México por 4 a 3. No feminino o México conquistou a competição, a final foi contra o Chile e terminou 4 a 2. 

A equipe brasileira, formada por 8 jovens de comunidades como Complexo do Alemão (RJ) e São Sebastião (DF), chegou a final invicta e conquistou pela terceira vez o título de campeã. Os jovens fazem parte do projeto Futebol Social, um movimento que atua em periferias e grupos socialmente excluídos.


Confira:

 Thank You Oslo



Final Feminina - México x Chile



Final Masculina - Brasil x México




Nenhum comentário:

Postar um comentário